29 de setembro de 2017

Saiba como montar o cantinho da leitura do seu filho

Que a leitura é importante para o desenvolvimento todos nós sabemos, mas como introduzir no dia a dia das nossas crianças? Uma boa maneira de tornar a leitura um hábito natural é montar o cantinho da leitura em casa.

Para que esse ambiente seja visto com bons olhos pelo seu filho é preciso tomar cuidado para não deixar o lugar chato. Por isso, use a criatividade e desperte a sua curiosidade.

 

LEIA TAMBÉM: Saiba porque é importante estimular seu filho

 

Não sabe por onde começar? Continue lendo o nosso conteúdo e anote as principais dicas.

 

Onde será o cantinho da leitura

 

O primeiro passo é definir o melhor lugar para criar o espaço, pode ser no quarto do seu filho ou em um lugar que tenha espaço para colocar uma mesa, cadeira e a estante com os livros.

É importante que a criança se sinta a vontade com o cantinho, aposte em uma decoração divertida que combine com a personalidade do seu filho e deixe o ambiente acessível, ou seja, estantes baixas para que alcance os livros. Outra questão importante, o local deve ser bem iluminado e procure montar longe de televisão, celular e outros equipamentos tecnológicos, para não competir com a leitura.

 

Escolhendo os livros

 

Chegou a hora de escolher os livros para completar o cantinho da leitura. Procure sempre comprar livros para a faixa etária do seu filho, podem ser livros educativos, de fábulas, os famosos clássicos da literatura, contos de fadas e outros. Existe um leque de livros e classificações, o importante é acertar as escolhas e tornar a leitura atrativa e divertida.

Procure organizar e deixá-los em uma ordem que seja fácil para encontrar, pode ser por ordem alfabética ou então pelo tipo.

 

Estimule seu filho

 

Para que o cantinho da leitura se torne permanente e que a leitura seja constante na vida das crianças, é fundamental participar desse processo.

Portanto, leia com o seu filho. Independente da idade da criança, faça parte da alfabetização dela e procure perguntar sobre as leituras, pode até criar o hábito de ler o mesmo livro e debater o assunto, ouvir o que ela entendeu e o que achou, assim além de estimular irá observar o seu desenvolvimento.

 

LEIA TAMBÉM: Conheça 7 dicas para lidar com a desobediência das crianças

 

Gostou do nosso conteúdo sobre como montar o cantinho da leitura para o seu filho? Coloque em prática e divida com a gente sua experiência com fotos e dicas de livros nos comentários!


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.