6 de fevereiro de 2017

Volta à rotina. Volta às aulas

Logo, logo tudo começa a voltar ao normal. Aquela horinha a mais antes de dormir não é mais possível para as crianças e a volta às aulas começa a se aproximar. E este é sim um momento que exige alguma atenção. É hora de preparar seu filho para a volta à rotina tornando as tarefas que antecedem o momento mais prazerosas e envolvendo a criança em tudo o que se relaciona com o período.

Uma semana antes da volta às aulas

Não deixe para a última hora e tente retornar de viagem com pelo menos uma semana de antecedência. Mas não é só isso quando o assunto é volta às aulas. Para crianças que estudam no turno da manhã, ou que vão para a escolinha cedo, o bom é começar uma semana antes, também, a acordar no horário. Aproveitevolta-as-aulas esse período para conversar com a crianças, lembrar das coisas boas de voltar às aulas, como encontrar os amigos e aprender coisas novas.

Dica importante

Uma boa dica é não tratar o assunto como uma ruptura. Frases do tipo “prepare-se, pois a moleza acabou” não ajudam em nada e geram apenas apreensão e ansiedade.

Chame as crianças para participarem

Chamar as crianças para participarem da compra de material, livros e para conhecerem a escolinha ou colégio antes das aulas começarem é outra dica importante. Assim ela se engaja com o processo, curte e integra o processo de aquisição de materiais, podendo ver com antecedência tudo o que de novo e interessante estará em sua rotina de aprendizados e, ainda, pode conhecer professores e eventualmente até coleguinhas novos. É importante reforçar como a diversidade e as novas experiências serão interessantes.

Também é legal convidar os pequenos para apontar os lápis, colar etiquetas de material, organizar tudo o que precisa ir para a mochila e as roupas de aula.

Os alimentos certos

Sabe aquele café da manhã atrasado e sem os alimentos corretos das férias? Esqueça isso. A dica sobre os horários e conversas com a criança uma semana antes da volta às aulas vale para a alimentação também. Acostume a criança a acordar mais cedo e tomar um bom café da manhã, com frutas e derivados de leite. Outro aspecto importante é a lancheira. Prepare com cuidado, insira alimentos frescos e leves e evite gorduras e doces. Incentive a criança a comer o que levou de lanche e converse com ela sobre a composição de alimentos nas lancheira.

Lembre-se sempre que as crianças levem um tempo para voltarem à rotina e se acostumarem a levantar mais cedo e que os pais são uma parte fundamental nesse assunto. É preciso explicar e participar da retomada da rotina

Tags:, , ,


Sobre o Blog


O Blog Diários da Mamãe foi criado com o intuito de auxiliar futuras e atuais mamães nos mais diversos temas que envolvem esse mundo mágico e desafiador que é gerar e criar um bebê. São abordadas questões desde a descoberta da gestação, passando pelo parto, o desenvolvimento da criança, até orientações sobre os mais diversos estímulos necessários para o crescimento saudável da criança. O papel do pai nesse processo não foi esquecido, dessa forma, ele também poderá acompanhar o blog e obter informações imprescindíveis para entender as novas responsabilidades nessa nova etapa de sua vida. Sejam bem-vindos, tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam novas descobertas.